sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma noite de mapas e história

Cartografia histórica em destaque:  Prof. Antônio Gilberto (UFMG/CRCH), Jairo Machado (IPHAN), Prof. Jorge Cintra (USP), Profa. Márcia Maria (UFMG/CRCH), Luiz Mauro Andrade da Fonseca, Geraldo Barroso de Carvalho e Edson Brandão (NOVO CAMINHO NOVO). Foto: Wilton de Souza

O Seminário sobre cartografia histórica de Minas Gerais, realizado no Centro Cultural Yves Alves, no último dia 18 de março, reuniu dezenas de pesquisadores e estudantes de história e geografia que puderam acompanhar o valioso trabalho da equipe do Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo o Professor  Antônio Gilberto da Costa, coordenador do CRCH, nenhuma outra região do Brasil Colonial foi mais cartografada do que Minas Gerais, por razões óbvias, fazendo com que Minas Gerais, desde os borrões do final do Século XVII até os mapas mais precisos do Brasil Império formassem um painel único da evolução deste tipo de documento na chamada América Portuguesa.
A Professora Márcia Maria Duarte dos Santos, apresentou os detalhes artísticos da cartografia antiga e como ela  foi se transfomando à medida que os territórios eram mapeados e conhecidos. Encerrando o instigante encontro, o Dr. Jorge Cintra, da USP, mostrou como computadores e aplicativos modermos podem comparar o grau de precisão dos mapas antigos,a evolução na configuração das cidades e como entender os registros históricos inseridos na iconografia tradicional.
Durante os contatos feitos com o grupo de representantes do NOVO CAMINHO NOVO, os Professores da UFMG ficaram bastante impressionados com o movimento de integração dos arquivos e pesquisadores regionais e estarão avaliando a possibilidade de participarem do Segundo Encontro de Pesquidadores de História e Geografia do Caminho Novo, em agosto.
A exposição "Dos sertões das Minas de Ouro a Minas Gerais, baseada no livro homônimo dos professores Antônio Gilberto e Márcia Maria, ficará aberta ao público no Centro Cultural Yves Alves até maio deste ano. Vale a pena conferir.

Para saber mais sobre o CRCH acesse: www.ufmg.br/rededemuseus/crch

Nenhum comentário:

Postar um comentário